domingo, 14 de junho de 2009

ETAPA 9 - ESCALONA - SENEGÜÈ

Etapa 9 - Escalona - Senegüè

A etapa de hoje, já sabiamos seria longa e dura, duas subidas longas, uma de 25 quilometros e outra de 28. No entanto aos 74 quilometros teriamos a descida com cerca de 23 quilometros e poderiamos dar por "terminada" a etapa. Puro engano.











Saimos um pouco mais cedo, pois a etapa iria ser longa. Fomos direitinhos a Cañòn Añisclo, uma garganta profunda onde apenas tem largura para o rio e a estrada. Fantástico.

Este local surpreendianos a cada curva. Se em outras etapas eram as àrvores a debruçarem-se sobre o caminho, aqui juntavasse a rocha, em que o local da estrada era literalmente esculpido na rocha como que a fazer um meio túnel.











O rio, esse corria um pouco mais abaixo, ora rápido, ora calmo formando piscinas de água límpida de coloração esverdeada, ora caindo em cascata numa melodia que nos acompanhou julgo que ao longo de 8 a 10 quilometros de subida.


Depois uma descida de alguns quilomeros por asfalto sem grande história.
Chegava então a subida do dia, 28 quilometros dos 700 aos 1770 metros. Já sabiamos que era dura mas as chuvas do dia anterior tornaram-na ainda mais. Resumindo toda a subida em pedra e lama.












Finalmente a descida, os primeiros quilómetros com muita pedra, lama e buracos feitos pela passagem do gado que aqui é vulgar encontrar. Depois ooutro terço da descida por entre floresta com muita lama e pedra. Foi o pior banho de lama da minha vida e nós temos muita por aí. Finalmente a ultima parte da descida em que finalmente podemos desfrutar de uns quilómetros em descida rápida e espectacular. O Pedro Honório levou a Stumpjumper do Miguel e ficou rendido.











FICHA TÉCNICA:

Kms totais: 93,0 Kms
Desnivel acumulado de subida: 2.174 m
Tempo de andamento: 6h28m
Média de andamento: 14,4 Kms/h